Eletrovento em Ação

Usina Fotovoltaica no Sul de Minas

Usina Fotovoltaica no Sul de Minas

Avaliada em R$ 5 milhões, maior usina de geração de energia solar do Sul de Minas é inaugurada em Santa Rita do Sapucaí, MG

Por Lucas Soares, G1 Sul de Minas

Uma usina de Geração de energia solar com capacidade para abastecer o equivalente à energia consumida por 860 residências foi inaugurada no último sábado dia 23/06 em Santa Rita do Sapucaí (MG). O projeto é da Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas e a usina será instalada na Escola Técnica Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Construída durante 2 anos, a usina, com 4,2 mil painéis solares, é fruto de um investimento de R$ 5 milhões.

“Hoje a energia fotovoltaica é a que mais cresce no país em termos de geração. Estamos dobrando a cada ano o número de usinas que são construídas. A ETE está abrigando em 14 mil metros quadrados a geração de 1.1 MW. Toda essa energia gerada em nosso colégio será suficiente para abastecer os colégios e uma faculdade dos jesuítas no Estado de Minas Gerais”, diz o diretor-geral da ETE FMC, Alexandre Loures Barbosa.

Segundo o diretor, a nova usina vai funcionar como um grande laboratório para os alunos da instituição e também para a população de uma forma geral.

“Nós queremos divulgar essa tecnologia, nós queremos mostrar para a população como é uma tecnologia de geração barata, limpa e ao mesmo tempo capacitar os nossos técnicos para esse mercado que está crescendo cada vez mais. A produção dessa energia no país está crescendo de tal forma que a expectativa até 2030 é que a energia gerada pelo sol, percentualmente, seja de 10% de toda a energia gerada no país. Hoje ela é em torno de 1%”, diz o diretor.

Dados sobre a Usina Solar Padre Furusawa:

·         15 mil metros quadrados

·         4.200 painéis solares

·         Potência de 1,113 MWp/ 1,5 GWh/Ano

·         Redução da emissão de 582 toneladas de CO₂/Ano

·         Equivalente ao plantio de 5 mil árvores

·         Equivalente à demanda diária de 860 casas (Média Brasileira)


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário